Está cada vez mais comum nos depararmos com novas posições que, muitas vezes, não sabemos ao certo sua função. Em ascensão em empresas digitais, nomes como CXO, CDO, CTO e CMO têm invadido redes profissionais como LinkedIn.
São novas áreas que chegam para redefinir o papel de figuras importantes por trás de grandes projetos digitais. Hoje, equipes de marketing ou de TI, por exemplo, não navegam mais sozinhas rumo à digitalização: têm seus próprios comandantes para desbravarem os novos "mares digitais".
Os recém-chegados "Cs" vieram para otimizar e ajudar no desenvolvimento de novas competências. A mudança reflete a busca incansável das empresas pela tão almejada transformação digital, que vem para reinventar as experiências apresentadas aos clientes, e, é claro, estancar perdas, sobretudo, no atual cenário mundial.
Um estudo do MIT e da Capgemini Consulting revela que empresas que não são maduras digitalmente podem ter perdas de 24% em seus lucros.
"Esta transformação digital não é apenas a inserção de tecnologia pela tecnologia. Ela passa por uma alteração profunda no mindset de seus colaboradores para que eles possam enxergar a tecnologia como grande aliada para soluções de problemas. A tecnologia deve ser um atalho", diz o professor Wagner Sanchez, pró-reitor do Centro Universitário FIAP.
0 Comentários